domingo, setembro 24, 2006

Pepsi: recicle.

Muito boa essa campanha da pepsi que eu vi no ueba pelo link do Fox...

Além da excelente direção de arte, a idéia da campanha é ótima. A maioria das pessoas é a favor da reciclagem, mas são poucas as que realmente levam a sério. Reciclar não é ver uma porção de latas de lixo coloridas, encontrar a certa e jogar sua latinha. É muito fácil fazer isso e reciclar vai muito além. Tudo bem, é um trampo em casa separar o lixo, educar as pessoas pra jogar no lixo certo, recolher e ir você mesmo até um depósito de reciclagem, já que nossa cidade ainda não conta com uma empresa que faça a coleta seletiva.

Pensando nisso a Pepsi fez esses anúncios. Eles não pedem pra você separar as latinhas e levar em algum depósito. Sabem que uma campanha com esses conceitos pode até concientizar, mas leva poucos a agir (caso leve alguém). Eles preferiram partir do pressuposto que você é alguém que quer ajudar, contudo não está tão disposto assim para fazer grandes sacrifícios. Pequenas ajudas que ainda sim ajudam de certa forma. O lance da sucata que guardávamos quando éramos crianças. Usar uma latinha como porta lápis, como telefone. Despertar a imaginação: o que mais podemos fazer com uma latinha de pepsi? Fazer com que nos lembremos da nossa infância guardando sucata com um simples anúncio. Um simples anúncio, não um anúncio simples. Porque se pararmos para pensar, ele nos traz muito mais do que está aí, e não só nos faz pensar em o que fazer com latinhas, mas com tantas outras embalagens e recipientes que se perdem indo diretamente para o lixo.

Resumindo: uma campanha que eu achei fantástica por recuperar esses pensamentos perdidos em algum lugar da nossa massa cinzenta. Por que afinal, quem nunca guardou sucata? Aprendemos quando criança e nos esquecemos por conta de outros passatempos, como álbum de figurinhas e análises combinatórias. Mas fica aí outra questão, o que é mais relevante: alguém que sabe qual o cateto da hipotenusa ou um cidadão consciente que desperdiça menos e se preocupa com o meio-ambiente?

Não é pedir extremos, é só uma questão de se educar em usar com consciência. Se um número relevante de pessoas começa a agir com consciência, faz diferença. E automaticamente você vai procurando outras formas de não desperdiçar também.

Acho que já falei demais, se alguém quiser saber um pouco mais sobre como ajudar o meio-ambiente de alguma forma, mas que não precise ir até Israel plantar 4 cerejeiras, tem esse site aqui com coisas interessantes e que fazem alguma diferença sim: Como ajudar o meio ambiente diariamente.


A campanha:


Photobucket - Video and Image Hosting
Photobucket - Video and Image Hosting
Photobucket - Video and Image Hosting
Photobucket - Video and Image Hosting

Um comentário:

Anônimo disse...

Bruna, o cateto é do triângulo, não da hipotenusa.
Só pra irritar.